12.170 cursos gratis
8.755.566 alumnos
Facebook Twitter YouTube
Busca cursos gratis:

Curso de roteiro

Autor: Emilio Carlos
Curso:
10/10 (2 opiniones) |4911 alumnos|Fecha publicación: 29/09/2006
Envía un mensaje al autor

Capítulo 5:

 Personagem principal, Gênero e Tema

Como eu disse antes a idéia é escrever um Curta. Todos os elementos do drama ou da comédia condensados em poucos minutos de filme. E como é difícil dizer tanta coisa quando se tem pouco tempo pra dizer.

Eu gosto de escrever: crônicas, roteiros, textos de teatro, histórias. São vários formatos, várias técnicas diferentes. Mas isso me abre um leque maior de escolha. O roteiro O TELEFONEMA, por exemplo, foi feito em cima de uma crônica minha.

Então isso significa que você leu uma crônica em um jornal, gostou e daí vai e adapta para o cinema? Não, não é bem assim.

Existe o problema dos direitos autorais. Você não pode adaptar uma crônica de alguém a não ser que esse alguém lhe dê autorização expressa e por escrito pra que depois você não tenha problemas.

Como todo mundo começa no cinema independente, sem dinheiro nem patrocínio algum, a maioria dos mortais não terá dinheiro para pagar os direitos autorais de um escritor de nome. Se bem que às vezes, dependendo da seriedade do projeto e do autor que você aborda, ele pode até topar a parada, liberar você de lhe pagar, tudo em nome do cinema nacional.

Mas não vamos esperar pela sorte. Isso é quase como esperar pela borboletinha dourada da inspiração. Vamos arregaçar as mangas e trabalhar.

Há vários jeitos de começar. Você pode decidir, por exemplo, o gênero que pretende escrever. "Ah, agora quero escrever uma comédia". Ou: "Quero um drama". São muitas possibilidades. No gênero Comédia, por exemplo, há comédias românticas, comédias escrachadas, besteirol, e um sem número de definições que tentam definir um filme na maioria das vezes sem sucesso.

Então se você define um gênero o seu roteiro já começou. É um jeito de começar.

Ou você viu/passou por alguma situação que valia a pena ser transformada em roteiro. É uma outra possibilidade.

Digamos que resolvemos escrever uma comédia. Vamos definir personagens?

Via de regra um curta é curto (sem querer fazer trocadilho...). Ao contrário da novela das 8, que vai durar por 7-8 meses e tem um sem-número de personagens, aqui você precisa se concentrar num núcleo mais conciso.

Regras são regras e existem para serem quebradas. O que eu vou fazer é dar sugestões, apontar caminhos para que você os siga ou não. Depende de você. Depende do roteiro.

Mas aconselho um núcleo pequeno. Uma personagem principal e alguns outros que circulam em volta desse núcleo como forma de mostrar mais a personagem principal, interagir com dela para deixa-la mais a nu para o espectador.

Quem é sua personagem? Adulto, criança ou idoso? Homem ou mulher? Qual a sua orientação sexual? Sua religião? Onde ele mora? O que faz da vida? Do que ele gosta e do que não gosta? Qual sua situação financeira? O que ele já conquistou e o que ele quer da vida?

Mora com a família ou sozinho? É casado, solteiro, separado? Tem algum problema com a justiça? O que ele come?

Qual é o seu aspecto físico? É um esportista da geração saúde ou um sedentário?

Essas perguntas vão ajudando você a visualizar a personagem principal. Agora ele pode ser tudo e quem você quiser. Mas tal como Frankstein depois que você cria-lo não poderá mais muda-lo. Não terá mais forças sobre ele, e sim ele sobre você.

Por isso capriche. Não se importe tanto se você vai ganhar o próximo prêmio do Festival ou não. Apenas crie. A satisfação de criar é o meu maior prêmio. Ver surgir do nada uma história é um prazer indescritível. Mostra que você está vivo e que exerce seu talento a pleno vapor.

Esteja pronto para desafios. Nem sempre é fácil. Muitas vezes há altos e baixos. Numa hora parece a idéia mais maravilhosa do mundo e depois parece a pior de todas. Não se desanime. Na dúvida guarde todos os seus rascunhos. Muitos artistas já rasgaram, jogaram fora e até queimaram idéias só pra depois se arrependerem. Sei disso por experiência própria.

Não busque a perfeição logo de cara. Saiba que muitas folhas foram rasgadas e muitas telas apagadas antes que os roteiros que você gosta tomassem o formato final. Por isso não seja crítico. Deixe apenas sua imaginação fluir.

Crie uma personagem. Qual é a sua motivação? O que ele quer? Todos queremos alguma coisa e uma frustração é natural quando não a conseguimos.

Então qual é o conflito da sua personagem? O que ele quer que o empurra pra frente?

Ou vai ver ele não quer nada, é só empurrado pra fora da cama e levado pelo sistema, e é nisso que consiste seu roteiro: mostrar a alienação do homem do século XXI, a falta de esperança e horizonte.

Percebe por que é útil se observar, observar as pessoas e o mundo? Você vai precisar dessas informações na hora de escrever. Vai precisar desse raciocínio

Depois que você montar sua personagem principal pense: sobre o que é o seu filme? Sobre o que ele versa? O que você quer mostrar/dizer?

Qual é o tema? Engano, tédio, depressão, uma lição filosófica, uma crítica social, uma comédia de erros. Sobre o que você gostaria de falar?

Resumindo essa aula, e pra você pensar até a próxima:

-         defina o gênero do filme

-         crie sua personagem principal: descreva-a

-         defina o tema: sobre o que é o seu filme

Capítulo anterior - A idéia

Nuestras novedades en tu e-mail

Escribe tu e-mail:



MailxMail tratará tus datos para realizar acciones promocionales (vía email y/o teléfono).
En la política de privacidad conocerás tu derechos y gestionarás la baja.

Cursos similares a Curso de roteiro



  • Vídeo
  • Alumnos
  • Valoración
  • Cursos
1. Portugués
El Portugués es la sexta lengua más hablada en el mundo. Una lengua que se extiende... [10/09/03]
347.608  
2. Prova de vinho (Cata de vino)
Introdução à prova de vinho em boca. Exemplos práticos e rápidos que lhe permitem... [22/09/05]
830  
3. Redação em português
Aprende a redactar en lengua portuguesa. Desde los inicios, todo lo que es la... [23/06/06]
13.729  

¿Qué es mailxmail.com?|ISSN: 1699-4914|Ayuda
Publicidad|Condiciones legales de mailxmail