12.170 cursos gratis
8.760.738 alumnos
Facebook Twitter YouTube
Busca cursos gratis:

Curso de composição

Autor: Emilio Carlos
Curso:
8,72/10 (19 opiniones) |34172 alumnos|Fecha publicación: 28/09/2006
Envía un mensaje al autor

Capítulo 8:

 Dicas para letristas

Quando um letrista senta para fazer uma letra a matéria-prima para sua criação é... ele próprio. São as suas experiências, a sua vivência, a sua visão de mundo que estarão entrando na letra que ele vai fazer.

Existem letristas que fazem letra como quem traduz uma parte de si mesmo a cada letra composta. Se dão tanto que é possível você conhecer o que vai dentro daquela alma, nas profundezas do ser. É um trabalho bem auto-biográfico.

Outros tratam a letra mais de longe. São capazes de retratar como ninguém a realidade ao seu redor, fazer imensas críticas sociais de marcar história, e ao mesmo tempo não escreverem uma única linha de si próprios. São cronistas do nosso tempo.

Existe outra classe de compositores que mistura  cada uma das duas anteriores. Todos esses letristas são testemunhas vivas do nosso tempo. Historiadores, sociólogos, e outros estudiosos no futuro usarão suas músicas como fonte de pesquisa, como forma de entender melhor os anseios, os questionamentos, a vida dessa nossa época. A Cultura tem também essa responsabilidade, embora muito poucas vezes se pense a respeito.

Se você vai fazer letras de músicas então quanto mais informação, de todos os tipos, você tiver melhor. Por isso abaixo vão algumas recomendações para você:

-         Brasil é um país de grandes letristas. Ouça-os, leia-os sobretudo. Um bom exercício é ouvir a música lendo a letra ao mesmo tempo. E várias vezes. Ouça uma música 3 ou 4 vezes e depois analise a letra. O que você gostou e o que não lhe agradou? Por que? O que o letrista quis dizer?

-         É preciso muito cuidado na análise de letras. Muitas vezes a idéia é subjetiva, outras vezes o verdadeiro significado da letra se esconde atrás de uma (aparentemente) inocente letra. Isso foi muito comum nas décadas de 70 e (início de) 80 quando era preciso burlar a Censura do regime militar.

-         Ouça (e leia) de tudo. Desde os letristas do rock nacional até os da MPB. Desde letras atuais até letras do século passado.

-         Se acostume a ler poesia. Com rima, sem rima, não importa: o importante é ler.

-         Adquira um bom dicionário de rimas.

-         Um letrista tem que ler de tudo. Então leia contos, crônicas, romances, tudo que você puder, de todas as épocas e estilos. Cultura é essencial.

-         Um bom dicionário de Português é vital. Não deixe passar palavras das quais você não conhece o significado. A Língua Portuguesa é extremamente rica e você pode enriquecer e muito suas letras conhecendo mais a sua Língua.

-         Se informe sempre. Leia jornais, revistas, notícias via internet. Procure entender melhor o mundo que o cerca. E cuidado para não aceitar toda a informação pronta que você recebe. Se acostume a ver além (e por trás) de cada notícia.

-         Veja todos os filmes (e ouça todas as trilhas) que puder.

-         Busque o conhecimento. Leia tudo que você puder sobre tudo, desde música a biologia, de história a literatura.

-         Busque o auto-conhecimento, fonte de muita inspiração para suas letras.

-         E seja uma pessoa observadora. Não passe apenas pela vida, mas viva e entenda o que se passa. Observe as pessoas, os mundos em que elas vivem, as vidas que elas tem, e o intricado jogo de relações entre elas e o Mundo a sua volta.

Capítulo siguiente - Notação Musical
Capítulo anterior - Dicas para compositores

Nuestras novedades en tu e-mail

Escribe tu e-mail:



MailxMail tratará tus datos para realizar acciones promocionales (vía email y/o teléfono).
En la política de privacidad conocerás tu derechos y gestionarás la baja.

Cursos similares a Curso de composição



  • Vídeo
  • Alumnos
  • Valoración
  • Cursos
1. Portugués
El Portugués es la sexta lengua más hablada en el mundo. Una lengua que se extiende... [10/09/03]
347.608  
2. Prova de vinho (Cata de vino)
Introdução à prova de vinho em boca. Exemplos práticos e rápidos que lhe permitem... [22/09/05]
830  
3. Redação em português
Aprende a redactar en lengua portuguesa. Desde los inicios, todo lo que es la... [23/06/06]
13.729  

¿Qué es mailxmail.com?|ISSN: 1699-4914|Ayuda
Publicidad|Condiciones legales de mailxmail